Rui Ramalho vence Rampa Senhora da Graça

Teve lugar no passado fim-de-semana, em Mondim de Basto, a 7ª e penúltima prova do Campeonato Nacional de Montanha 2017. Utilizando o desafiante "rampódromo" da Sr.ª da Graça, a caravana do Campeonato de Montanha usufruiu de condições fantásticas para a prática desta modalidade, podendo assim retribuir a todos os espectadores e aficionados um excelente espectáculo repleto de emoções fortes pelas disputas que existiram nas diversas Categorias e como não podia deixar de ser, pela discussão ao rubro pelo Título Absoluto, quando o Campeonato chega à sua fase final.

RUI RAMALHO # OSELLA PA2000 EVO2 (E2-SC) # 102
 
Rui Ramalho apresentou-se nesta penúltima prova como líder absoluto do Campeonato com escassos 3 pontos de vantagem, depois do desaire mecânico sofrido em Murça, que o obrigou a desistir prematuramente e com isso a não obter qualquer ponto nessa mesma Rampa. O piloto mais jovem do Team PRMiniracing tinha como principal objectivo voltar a lutar pela vitória neste traçado e com isso reforçar a sua liderança pontual na classificação do Campeonato. Depois do árduo trabalho da sua Equipa durante o período de férias em recuperar a unidade motriz do seu Osella PA2000 EVO2, foi com grande expectativa que piloto e sua Equipa assistiram às primeiras subidas de treinos de sábado, na esperança de confirmarem se a fiabilidade e performance do Osella PA2000 EVO2 estavam integralmente restituídas. Felizmente, com os excelentes tempos alcançados nestas subidas preliminares, confirmava-se que tudo estava em condições, com Rui Ramalho a demonstrar os seus intentos, com um fortíssimo andamento. Com pequenos ajustes de afinação de suspensão, borrachas mais frescas mas usadas e algumas correcções de pilotagem, Rui alinhava na 1ª subida de prova determinado em realizar o melhor crono e assim o fez, batendo o recorde do traçado e fechando o dia de sábado na liderança provisória da prova. Consciente de que ainda conseguiria fazer melhor no Domingo e mesmo continuando a utilizar borrachas usadas, Rui batia o recorde alcançado no dia anterior por si em mais de 1 segundo na 2ª subida de prova, confirmando desde logo com bastante facilidade a vitória nesta Rampa. Rui Ramalho logrou ainda em obter 1 ponto extra pela realização da 3ª subida de prova mais rápida de todos os pilotos presentes.
Em conclusão, tratou-se de uma importantíssima vitória para si, dado que este resultado permitiu-lhe dilatar a sua vantagem pontual para 9 pontos, quando agora falta disputar apenas a 8ª e derradeira prova em Boticas nos dias 23 e 24 deste mês.
 
"Não foi uma prova fácil, mas foi uma vitória muito saborosa. Esta era apenas a minha segunda presença aqui na Senhora da Graça e a primeira vez com este carro, o que não facilitou a questão da adaptação. Fui melhorando aos poucos e penso que consegui andar bem e se não ganhei da forma como queria, porque o Pedro teve problemas e não me pode dar réplica que esperava, estou ainda assim muitíssimo satisfeito com este resultado que me deixa um pouco mais perto do título, mesmo sabendo que nada está ainda decidido. Para Boticas a minha postura vai ser naturalmente mais defensiva e espero concretizar o meu sonho e garantir o título."