Rampa do Caramulo comemora o 40º aniversário da sua primeira edição

×

Mensagem de erro

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? em require_once() (linha 341 de /data/www/fpak/microsites.live/includes/module.inc).

Corria o ano de 1979 quando, pela primeira vez, os amantes da velocidade enfrentaram as curvas que desenham a estrada na Serra do Caramulo, desde a Vila do Caramulo até ao famoso Cabeço da Neve.

Escreveu-se então a primeira página de uma prova que ergueu, por mérito próprio, um lugar ao sol na história do automobilismo nacional.

 A edição deste ano, daquela que é rotulada de “mítica Rampa do Caramulo”, marca por isso o 40º aniversário da sua primeira edição.

Será a sua 29ª edição que, uma vez mais, estará inserida no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, sendo a quinta etapa da presente época. A organização está a cargo do Targa Clube.

Este evento afirma-se como um dos mais importantes para a promoção do Caramulo e de Tondela. o vereador da Câmara Municipal, Pedro Adão, destacou a sua importância, ao ser um verdadeiro convite para visitar o Caramulo e o concelho de Tondela.

“Desde o primeiro dia que a Câmara Municipal de Tondela percebeu que este evento tinha de se afastar de outros, porque senão nem ganhava um nem outro. Tem uma história tão longa que tem o seu mérito próprio, vale por si e tem futuro”, referiu.

Pedro Adão sublinha que a Câmara Municipal de Tondela está empenhada em manter este evento, tendo realizado uma intervenção ao nível dos ‘rails’ de proteção: “O reforço e requalificação dos ‘rails’ representou um investimento na ordem dos 28 mil euros”, revelou.

Já Fernando Batista, presidente do Targa Clube, realça “os esforços da Câmara Municipal de Tondela, do Targa Clube e todos quantos nos ajudam, para que este evento se continue a realizar, contando este ano com o envolvimento de 200 a 250 pessoas, estando tudo reunido para ser uma prova magnífica!”.

 

Três dezenas de inscritos, com algumas novidades.

Na luta pelo triunfo na prova do Targa Clube, um nome assume o favoritismo total: João Fonseca. Na primeira parte da temporada, nenhum dos seus adversários do campeonato logrou suplantar o piloto do Sporting Clube da Covilhã que, ao fim de quatro provas, lidera o campeonato destacado. Tem no SilverCar uma “arma” de respeito.

Cada vez mais perto do líder do campeonato, José Correia almeja conquistar a primeira vitória na temporada de estreia entre os protótipos. O piloto e “patrão” do JC Group Racing Team, está cada vez mais à vontade e seguro aos comandos do Osella PA2000 EVO2.

Também Hélder Silva (Juno CN 09) vem assinando uma excelente época, sendo presença regular no pódio e também a demonstrar vontade de ir um pouco mais além no resultado. Talento tem que chegue e sobre.

Uma das grandes novidades da prova será a participação de Victor Pascoal. O atual bicampeão nacional de ralis, na categoria GT, trás até ao Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, o seu novo Porsche 911 GT3 Cup. Inscrito na Categoria GT, será muito interessante de ver até onde o rápido piloto nortenho irá em termos de classificação geral.

Já entre os Turismos, as quatro divisões voltam a prometer muita ação.

De volta ao Mitsubishi EVO X, o bracarense Ricardo Gomes vai tentar novo triunfo na Divisão 1, medindo forças com os sempre muito rápidos Alberto Pereira (Mitsubishi EVO VII) e Parcídio Summavielle (Renault Clio RS). Vai ser um duelo aceso.

Na Divisão 2, são sete os inscritos e, entre eles, alguns dos grandes candidatos aos lugares de topo em termos absolutos, na categoria.

Ainda mais motivado depois da fantástica vitória na Serra da Estrela, Hugo Araújo volta a ter no Subaru Impreza da Bracardox um potente aliado para tentar repetir o feito.

Quem quer voltar aos triunfos é Luís Nunes, sempre candidato e que vai lutar taco a taco com Hugo Araújo pela posição cimeira.

Também Luís Silva (BMW M3) e Alberto Pereira (Mitsubishi EVO VI) são pilotos a ter em conta para o pódio, numa divisão que tem como novidade a presença de um Chevrolet Corvette, tripulado por Sérgio Matos. A este juntam-se os “habitués” João Guimarães (Peugeot 206 RC) e Nuno Pinto (Mazda MX-5), numa divisão com farta concorrência.

Líder isolado na divisão 3 à chegada ao Caramulo, Joaquim Teixeira (Seat Leon Supercopa MK3) volta a ter um duplo objectivo: vencer a divisão e chegar ao pódio absoluto na categoria, entregando mais um duplo grande resultado ao Bompiso Racing Team.

A tentar contrariar o transmontano, lá estará a rapidíssima Gabriela Correia. A jovem “princesa da  Montanha” continua a revelar-se rápida e eficaz, tratando “por tu” o Seat Leon Supercopa MK3 do JC Group Racing Team.

Também de volta está o bracarense Sérgio Nogueira, que busca o pódio da divisão, apostando, como sempre, num Renault Clio RS.

Pedro Marques (Cupra TCR) enfrenta a concorrência de José Rodrigues na luta pela vitória na Divisão 4. O piloto do Honda Civic Type-R TCR está de regresso, sendo importante lembrar que venceu a divisão na Rampa Internacional da Falperra.

 

5 Ford lutam pela primazia entre os Clássicos

A marca americana da oval domina a lista de favoritos à vitória entre os Clássicos.

A jogar em casa, Ricardo Loureiro e Fernando Salgueiro, tudo farão para impor os Ford Escort MKII do Caramulo Racing Team, quer na geral quer na divisão 6.

Vão ter de enfrentar uma concorrência fortíssima.

Desistentes na Serra da Estrela, devido a falhas mecânicas, Carlos Oliveira (Ford Sierra Cosworth RS) e Flávio Saínhas (Ford Escort MKI), aparecem no Caramulo com “ganas” para “fazer estragos” e são lógicos candidatos à vitória absoluta e na divisão 5. Nesta divisão, compete ainda Luís Moutinho (Ford Escort RS 1600), que tem feito uma época muito positiva, a exemplo de Carlos Fava, muito regular no VW 1303 que inscreve na divisão 6.

Nas taças para os carros com cilindrada até 1300cc, serão três os pilotos em ação.

João Diogo Santos (Fiat Punto 85 Sport) e Francisco Milheiro (Peugeot 106) medem forças na competição para os carros mais recentes, enquanto Domingos Fernandes irá pilotar o seu Autobiachi para recolher mais alguns preciosos pontos na luta pelo triunfo na competição final para os clássicos 1300cc.

A Rampa Regional terá três contendores.

Pedro Marques, inscrito pela Bracardox num BMW 323i, medirá forças com Vítor Gomes (Peugeot 205 GTi) e José Almeida (BMW M3)

Quanto ao programa oficial, para sábado está previsto, a partir das 14h00, o warm-up, seguido de duas sessões de treinos e de uma de prova.

No domingo, o arranque acontecerá às 11 da manhã, seguido de mais uma sessão de treinos. A partir das 14h00 serão realizadas as derradeiras duas subidas oficiais de prova.