A organização, a cargo do Clube Automóvel do Minho, foi forçada a lavar o pavimento, o que criou diversas situações que prejudicaram os pilotos que ainda não haviam completado a prova. As subidas foram depois retomadas para serem de novo suspensas pouco depois, devido a não estarem reunidas as condições mínimas de segurança. Esta situação viria mesmo a forçar o final antecipado desta primeira subida oficial, com a organização a prometer mais informações, para depois da reunião de comissários desportivos entretanto encetada.
Afectadas por este problema, as classificações das Categorias 1; 2; 3; 4; 5 e Taça Nacional TCR/TCS, não foram divulgadas e ficam dependentes da reunião acima citada.
Na Taça Nacional de Montanha 1300 a luta pela primazia está ao rubro, com Armando Freitas em Toyota Starlet e Francisco Leite em Fiat Punto, a entrarem para o segundo dia de provas separados por apenas 108 milésimos. Aos 2:55s608 de Freitas, respondeu Leite com a marca de 2:55s716. Ricardo Sousa é para já o terceiro colocado com o seu Fiat Punto.
No Campeonato Nacional de Clássicos Montanha, o melhor tempo nesta primeira subida oficial pertenceu a José Pedro Gomes, com o piloto do Ford Escort MKI a registar o tempo de 2:39s320. Na segunda posição ficou Pedro Silva em VW Golf GTi, com mais 6s095 que Gomes. A completar o pódio está para já Jorge Loures e o seu Ford Cortina Lotus. Problemas para Flávio Sainhas, que não completou a sua subida depois de o motor do seu Ford Escort MKI se ter “calado”.
Depois de falhar a primeira subida de treinos do dia de Sábado, Victor Ramos fez 2:41s500 e levou o seu Ford Escort MKI, ao topo da classificação reservada ao Troféu Nacional Clássicos de Montanha. Carlos Oliveira em BMW 323i é nesta altura o segundo classificado, seguido por Luis Sousa em BMW 3.0 CSL.
Depois de dominar a tabela de tempos da Taça Nacional de Clássicos de Montanha, João Peixoto teve problemas com o seu Mini Cooper e não completou a sua primeira subida oficial, com o melhor tempo (3:02s189), a ficar na posse de Tiago Moreira em Datsun 1200. Mais atrás, ficou Domingos Fernandes com o seu pequeno Autobianchi A112.