Rampa da Falperra com 127 inscritos

×

Mensagem de erro

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? em require_once() (linha 341 de /data/www/fpak/microsites.live/includes/module.inc).

São 126 o número de pilotos inscritos na Rampa Internacional da Falperra, prova pontuável para o Europeu de Montanha e para o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. O evento é um dos mais mediáticos a nível nacional e um dos mais populares no que à Montanha diz respeito. Sob a organização do Clube Automóvel do Minho a prova celebra a sua 40ª edição e espera-se uma verdadeira festa no decorrer dos três dias de competição.

No que ao Europeu diz respeito podemos contar com a presença de Simone Faggioli e Christian Merli, ambos líderes do Campeonato sendo que Faggioli é um perfeito conhecedor da prova portuguesa uma vez que soma seis vitórias na Falperra. É por isso, um dos principais candidatos à vitória, mas encontrará certamente, forte oposição, sobretudo de Merli que foi até agora o piloto mais rápido numa subida na prova bracarense.

No que concerne ao Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, esta é sem dúvida uma das provas preferidas da maioria dos pilotos. João Fonseca, Campeão da modalidade em 2015 e actual líder da tabela classificativa depois da vitória na Rampa da Penha, está focado em continuar na frente do campeonato, mas há vários pilotos candidatos a um bom resultado e o piloto da Covilhã pode esperar forte oposição dos seus mais directos adversários nas contas do Campeonato nomeadamente Hélder Silva, Gabriela Correia a única senhora em competição ou Pedro Marques.

“Começámos o campeonato com uma vitória à chuva, na Penha, mas agora as condições serão outras e teremos de descobrir o comportamento e a afinação do carro para piso seco. A Falperra é uma rampa muito rápida e com um ambiente fantástico devido ao muito público. O nosso objetivo é voltar a ganhar para o Campeonato, onde deveremos ter ainda mais concorrência”, referiu João Fonseca.

Gabriela Correia que se estreou nesta prova no dia em que completou 16 anos, está entusiasmada “A Falperra é um local que me traz muitas recordações porque foi aí que comecei a minha carreira nos automóveis e logo numa prova tão especial. O resultado na Penha mostrou a nossa evolução e agora, na Falperra, gostaria de voltar a lutar pela vitória na minha categoria. Sabemos que nunca é fácil, mas vamos tentar evoluir com o carro ao longo do fim-de-semana e retribuir o apoio e o carinho do público da Montanha”, comentou Gabriela Correia.

O programa do fim-de-semana prevê na sexta-feira, dia 10 de Maio as verificações técnicas e administrativas. Estando ainda prevista a exposição de viaturas no Parque São João da Ponte durante a tarde. Nesse mesmo local, pelas 20.30h terá lugar o desfile dos carros. No Sábado, 11 de Maio, a competição arranca pelas 9h com a realização dos treinos oficiais. No Domingo, 12 de Maio, as Subidas Oficiais arrancam pelas 8h estando prevista a entrega de prémios pelas 15h junto do Parque Fechado.

De destacar ainda a homenagem que será prestada ao malogrado Paulo Ramalho, forte impulsionador da modalidade e Campeão Absoluto de Montanha em 2010 e 2011, no Sábado após a segunda subida de treinos junto à chicane do autocarro onde será descerrado um mural em sua homenagem.

Para quem não tiver oportunidade de se deslocar à Falperra poderá acompanhar a prova na CMTV, sobretudo a última subida, que decorre pelas 12h e Domingo.