A correr perante o seu público, João Fonseca assinou o quarto triunfo em outras tantas contas do campeonato de Portugal de Montanha JC Group. É, cada vez mais, o principal favorito ao título absoluto de 2019.
No momento em que a instalação sonora anunciou que João Fonseca era o vencedor da Rampa Serra da Estrela – Covilhã, foi audível o aplauso do muito público presente, feliz com mais um feito do “filho da terra”.
João Fonseca foi sempre o mais rápido nas subidas decisivas, terminando na liderança da prova, com um agregado de 5:42.886, correspondentes ao somatória das duas melhores subidas e um avanço de 11,347 segundos sobre José Correia que fez valer a sua cada vez maior adaptação ao Osella PA2000 EVO2 para levar de vencida o duelo que encetou com Helder Silva (Juno CN 09) pelo segundo degrau do pódio. Muito regular, Hélder Silva almejou garantir o 3º posto, 1 segundo atrás de José Correia.
O pódio absoluto correspondeu assim ao pódio da categoria Protótipos.
Nas contas das 4 divisões da Categoria Turismos, assistimos a alguns duelos entusiasmantes.
Entre os Turismo 1, Ricardo Gomes impôs o Citroen DS3 R5 com que apareceu na Covilhã, na frente de Nelson Trindade que, nesta sua incursão fora dos ralis, foi sempre muito rápido aos comandos do Mitsubishi Lancer EVO X.
3º lugar foi alcançado por Parcídio Summavielle, num Peugeot 208 R2B.
Na divisão 2, assistimos a um autêntico duelo de titãs.
Protagonistas, Hugo Araújo, no Subaru Impreza da Bracardox e Luís Nunes, em Ford Fiesta ST R5.
Nunes foi o mais rápido na primeira subida de prova, parecendo caminhar para mais um triunfo na categoria e na classificação absoluta dos Turismo.
Mas as subidas de domingo foram palco de uma exibição magistral de Hugo Araújo que, foi paulatinamente baixando os tempos, arrancando com todo o mérito uma vitória magistral na sua divisão e na geral da categoria.
Quem também esteve ao mais alto nível foi, uma vez mais, Joaquim Teixeira.
Com o Seat Leon Supercopa Mk3 do Bompiso Racing Team, dominou as lides da Divisão 3, reclamando para si a terceira posição absoluta dos Turismo.
Já Gabriela Correia (Seat Leon Supercopa Mk3) voltou a ser segunda na divisão.
Por seu lado, Pedro Marques, continua a dominar a Divisão 4, mostrando-se cada vez mais competitivo, ao volante do Seat Cupra TCR.
Aníbal Rolo vence nos Clássicos
A luta pela vitória no Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group foi uma autêntica “batalha” por eliminação.
Primeiro foi Flávio Saínhas a ser forçado a abandonar, ainda durante os treinos de sábado, com problemas de motor no Ford Escort MKI.
Depois, já no domingo de manhã, foi a vez da mecânica do Ford Sierra RS Cosworth de Carlos Oliveira ceder, isto já depois do piloto ter sido o mais rápido na primeira subida de prova.
Com tudo isto, Aníbal Rolo levou o seu Renault 5 Turbo ao triunfo absoluto e na Divisão 5, na frente dos dois Ford Escort MKII do Caramulo Racing Team. Nesta luta de colegas de equipa, foi Fernando Salgueiro a superiorizar-se a Ricardo Loureiro, terminando respectivamente em segundo e terceiro da geral. Salgueiro venceu ainda a Divisão 6.
João Diogo Santos voltou a triunfar na TPM1300.
O piloto de Amarante começou da pior forma. Um problema no diferencial do Fiat Punto 85 Sport impediu-o de assinar tempo na 1ª subida oficial de prova.
Uma reparação relâmpago, realizada durante a noite, colocou-o em condições de discutir o triunfo, sendo o mais rápido nas duas subidas de prova de domingo e está a caminho da vitória final na taça. Francisco Milheiro (Peugeot 106) foi 2º classificado.
Daniel Rolo repetiu o feito do seu pai Aníbal, vencendo o duelo de Datsun 1200 para assegurar o triunfo na TPCM1300. Atrás de si, o 2º posto foi garantido por João Pedro Figueiredo.
O CPM JC Group ruma agora ao Caramulo. A quinta prova da temporada, a cargo do Targa Clube é já dentro de duas semanas.