Já ninguém fica indiferente ao Kia Picanto GT Cup. O troféu monomarca organizado pela CRM Motorsport e pela Kia Portugal conquistou um espaço muito próprio no desporto automóvel nacional e isso ficou visível na tradicional Rampa do Caramulo, terceira prova oficial da época, que sucedeu à abertura na Rampa Internacional da Falperra e à estreia em circuitos na pista de Vila Real. Desta feita, a competição rumou à belíssima Serra do Caramulo e o race village do Kia Picanto GT Cup assumiu protagonismo entre adeptos e pilotos, fruto das 14 máquinas (e 18 pilotos) presentes na prova mas também pela animação e colorido que marcam o espaço do Troféu.
Desportivamente, os 2,8 quilómetros da Rampa do Caramulo representavam um desafio extra para os concorrentes, na sua maioria estreantes absolutos neste traçado. Era o caso de Hugo Araújo, piloto apoiado pelo concessionário Cardan, que chegava ao Caramulo como líder isolado da categoria Pro. A partir do warm-up, ficou claro que o piloto de Braga era a referência do pelotão, liderando todas as sessões deste sábado e vencendo a Corrida 1 com um tempo de 1m41,054s na subida oficial.
“Nunca tinha corrido no Caramulo mas concentrei-me em encontrar a melhor trajetória a cada subida, sabendo que qualquer pequeno erro iria custar muito tempo. Fui evoluindo sempre os meus tempos e fiquei muito contente por cumprir o grande objetivo do fim de semana logo no sábado”, referiu Hugo Araújo após a cerimónia de pódio, realizada em frente ao Museu do Caramulo.
Miguel Abrantes também teve uma estreia em grande no Troféu, já que o piloto de Aveiro conseguiu o segundo lugar absoluto e da Categoria Pro logo na primeira experiência no Kia Picanto GT Cup. “Ainda experimentámos algumas coisas na segunda subida de treinos, nomeadamente relações de caixa diferentes em determinados pontos do traçado, mas na subida oficial correu tudo bem. Melhor estreia era quase impossível”, referiu Miguel Abrantes, que terminou a apenas 0,396s de Hugo Araújo.
O experiente Francisco Esperto, piloto apoiado pelo concessionário Auto Avenida, voltou a mostrar a sua rapidez e esteve sempre nos lugares cimeiros ao longo das subidas de treinos e na subida oficial, vindo a terminar no derradeiro lugar do pódio (absoluto e categoria Pro). “Este fim de semana é especial para mim porque tenho o meu filho a correr comigo. Preocupei-me em melhorar paulatinamente e o resultado final é mais um pódio, que é sempre positivo”, afirmou o piloto de Rio Maior.
Henrique Van Uden, que venceu o Kia Racing Opportunity, chegava ao Caramulo na vice-liderança da categoria Pro e ficou muito perto do pódio na Corrida 1, terminando a escassos 0,024s de Francisco Esperto. Seguiram-se Hugo Marcos, que confirmou as boas indicações dadas na Falperra e em Vila Real, e João Miguel Santos, piloto apoiado pelo concessionário Corvauto, que fez uma das suas melhores provas até ao momento no Troféu.
PROMESSAS E CERTEZAS
A categoria Júnior foi ganha por Mariano Pires, jovem piloto vindo do Karting e que reforçou o comando da categoria na sua estreia no Caramulo. “O meu objetivo principal era ganhar a categoria e isso foi conseguido. Como continuo a evoluir a cada subida, espero amanhã poder entrar na luta pelos primeiros lugares absolutos”, afirmou o piloto de Ponte de Lima, que demonstra como o Kia Picanto GT Cup pode ser uma excelente alternativa para os jovens valores vindos do Karting.
Leonor Espinhal, apoiada pelo concessionário Univex, também subiu ao pódio da categoria Júnior, depois de já ter dado nas vistas durante as subidas de treinos. Duarte Botelho, outro estreante no Troféu, foi o 7.º classificado da categoria Pro no sábado, ficando imediatamente na frente de Francisco Marrão, que terminou dentro do top 10 absoluto. Filipe Paiva foi o piloto convidado do Kia Picanto GT Cup no Caramulo, completando a sua primeira experiência no Troféu num positivo 11.º lugar absoluto.
Seguiram-se mais três estreantes absolutos na competição da Kia Portugal: Afonso Vaz, que no Caramulo partilha o Picanto com Nuno Caetano, o experiente Aníbal Rolo, conhecido piloto vindo dos ralis, e José Madeira, piloto apoiado pelo concessionário SGS Car, que também teve uma experiência para mais tarde recordar.
“Tem sido uma época fantástica a todos os níveis no Kia Picanto GT Cup e este primeiro dia aqui no Caramulo foi mais um momento importante para nós”, afirmou João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal. “Os pilotos gostaram muito do comportamento do carro numa rampa muito rápida e a exigir ‘coração’. O Picanto é um carro que apela à emoção e por isso estamos muito contentes pelo feedback do público e dos pilotos num local tão especial”.
Para Tiago Raposo Magalhães, responsável máximo da CRM Motorsport, “o Troféu continua a passar por alguns dos locais mais emblemáticos do desporto automóvel em Portugal. Podemos dizer que foi um arranque de fim de semana perfeito no Caramulo, já que tivemos emoção e equilíbrio na luta pelos primeiros lugares e os pilotos divertiram-se imenso. Os carros, como tem sido hábito, estiveram irrepreensíveis em termos de performance e fiabilidade”, realçou Tiago Raposo Magalhães.
O programa do Troféu na Rampa do Caramulo continua este domingo, com natural destaque para a Corrida 2, que está agendada para as 16h20.