Pedro Salvador lidera com recorde!

O primeiro dia da Rampa de Santa Marta, quarta jornada do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2017, terminou com novo recorde absoluto do traçado transmontano, numa excelente prestação de Pedro Salvador e do Silver Car EF10. O piloto de Chaves registou o tempo de 1:43s427 e deixou Rui Ramalho em Osella PA2000 EVO 2, na segunda a 1,2 segundos. No terceiro lugar deste primeiro dia em termos absolutos e na Categoria 1, ficou João Fonseca em BRC CM05 Evo, que comanda destacado o Grupo CM.

Conseguindo o quarto tempo absoluto, Gonçalo Manahu em Porsche 997 GT3 Cup registou o excelente tempo de 1:55s607 e lidera a Categoria 2, na frente de Edgar Reis em carro idêntico e José Correia em Nissan GT-R GT3.

João Guimarães e o Peugeot 206 RC foram os mais velozes na Categoria 3, com o piloto local a fazer a marca de 2:11s300. Pedro Marques em SEAT Leon TDI e Carlos Oliveira em Subaru Impresa completam o lote dos três primeiros. Com problemas na caixa de velocidades do seu Mitsubishi Lancer Evo IX, o dominador das subidas de treinos, Pedro Saraiva, não completava esta primeira subida oficial.

Apesar da forte oposição oferecida por Luis Silva em BMW M3, Manuel Correia (Ford Fiesta R5+) acabaria por ser o melhor na Categoria 4 com o tempo de 1:57s184. No terceiro lugar está para já um surpreendente Carlos Silva em Peugeot 106.

Na Categoria 5, o mais rápido foi Joaquim Teixeira em Renault Megane Trophy V6 com o tempo de 1:58s785. Francisco Marrão foi segundo com o SEAT Leon Supercopa, seguido por Jorge Meira em Citroen Saxo Cup.

Numa luta solitária na Taça Nacional TCR/TCS, Tiago Ribeiro fez 2:04s103 ao volante do VW Golf GTi TCS.

Está interessante a luta no topo da Taça Nacional de Montanha 1300, com Armando Freitas em Toyota Starlet 1.3 a ser o mais rápido (2:19s262), na frente de Leonel Brás em Citroen AX Sport e de Manuel Fernandes em Fiat Punto.

Flávio Sainhas levou a melhor na primeira subida do Campeonato Nacional de Clássicos Montanha, com o piloto do Ford Escort a fixar a marca de 2:12s270, na frente de José Pedro Gomes em Ford Escort MKI e do líder do campeonato, Parcídio Summavielle em Datsun 240Z.

No Trofeu Nacional de Clássicos Montanha, o mais rápido nesta primeira subida a contar foi Carlos Oliveira em BMW 323i, que registou o tempo de 2:10s889, batendo Fernando Salgueiro e Ricardo Loureiro, ambos em Ford Escort MKII.

Depois de liderar ambas as sessões de treinos do Troféu Nacional de Clássico 1300, Aníbal Rolo em Datsun 1200, foi também o mais rápido nesta subida com o tempo de 2:24s722. No segundo lugar ficou José Magalhães em Toyota Starlet, seguido por José Pedro Figueiredo em Datsun 1200.