Treinos animados na Falperra

Com o tempo a manter-se instável, com apenas alguns chuviscos a cair sobre a cidade de Braga, a segunda subida de treinos da Rampa Internacional da Falperra decorreu sem incidentes de maior, apesar do atraso que regista nesta altura esta jornada do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline.

Na segunda subida da Taça Nacional de Montanha 1300 o mais rápido foi o Fiat Punto de Roberto Meira, seguido por Francisco Leite em carro idêntico. O mais rápido na primeira subida, Armando Freitas (Toyota Starlet 1.3S), foi desta vez terceiro.

Na TNCM 1300 Arnaldo Marques (Datsun 1200) repetiu a conquista do melhor tempo, liderando com larga vantagem na frente de Abel Marques em Autobianchi A112 Abarth e de João Braga em Datsun 1200.

Ausente na primeira subida de treinos da Categoria 6, Hélder Silva (BMW 323i) entrou em grande estilo na Rampa da Falperra 2016, liderando a categoria com alguma vantagem para Vítor Ramos em Ford Escort MKI. Autor do melhor tempo na subida anterior, Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII) fez desta feita a terceira melhor marca.

Depois de um início cauteloso, José Silvino Pires (Ford Escort) atacou nesta segunda subida, registando a melhor marca da Categoria 5 na frente do Renault 5 GT Turbo Maxi de Rui Setas. Parcídio Summavielle (Datsun 240Z) foi terceiro e continua a mostrar um bom andamento na Falperra.

Rui Dinis em SEAT Leon Supercopa MKIII foi o mais rápido na Categoria 4, conseguindo uma boa prestação na frente de José Cerqueira em SEAT Leon MKI e de João Vilas Boas em Renault Clio Sport. Problemas para Ricardo Gomes e Joaquim Teixeira que ficaram longe dos melhores tempos.

Manuel Correia voltou a colocar o Ford Fiesta R5 no topo da tabela de tempos da Categoria 3, com José Pedro Gomes (Ford Escort WRC) a ser segundo, mas a conseguir reduzir a diferença para o Correia em relação à primeira subida. Luis Silva (BMW M3 E30) registou de novo a terceira marca.

Com uma excelente subida Gonçalo Manahu colocou o seu Porsche 997 GT3 Cup na liderança da Categoria 2, batendo António Nogueira em Porsche 911 GT2, por uns escasso 156 milésimos de segundo (!). Edgar Reis em Porsche 997 GT3 Cup fez o terceiro tempo. Azar para o autor do melhor tempo da primeira subida, José Correia, forçado a abandonar devido a avaria mecânica no seu Nissan GT-R.

Na Categoria 1, Pedro Salvador (Norma M20FC) continua a dominar, registando a melhor marca entre os concorrentes nacionais. Rui Ramalho (Osella PA21S Evo) foi mais uma vez segundo, com o estreante Bernardo Sá Nogueira a ser terceiro com o Tattus PY012, depois de ter estado ausente na primeira subida de treinos.