Nacional de Montanha Valvoline a caminho da Serra da Estrela

×

Mensagem de erro

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? em require_once() (linha 341 de /data/www/fpak/microsites.live/includes/module.inc).

A terceira jornada de 2016 do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline disputa-se já no próximo fim-de-semana de 28 e 29 de Maio, com a realização da Rampa da Covilhã - Serra da Estrela.

Com uma lista de inscritos que volta a atingir as quatro dezenas de pilotos, a deslocação do campeonato até à serra mais alta de Portugal, tem tudo para ser um sucesso em termos de espectáculo e competitividade. Dúvidas quanto às condições meteorológicas, com as previsões a apontar para mais uma prova à chuva.

Na categoria principal, Pedro Salvador volta a estar na linha da frente para vencer com o seu Norma M20FC. O experiente piloto transmontano tem-se mostrado muito dificil de bater, aproveitando da melhor forma as dificeis condições para se salientar e ganhar desde já uma vantagem que se pode revelar decisiva, na altura de fazer as contas finais do campeonato.

A considerar ainda na luta pela vitória na Categoria 1, Rui Ramalho, - que estreia esta época um Osella PA21S EVO -, tem sido o principal opositor de Salvador, se bem esteja ainda em fase de adaptação ao novo carro.  O seu irmão Paulo Ramalho fez o pleno dos pódios até agora, sendo um dos nomes a ter em linah de conta na luta pelos primeiros lugares, ao volante do seu Juno CN09. Luta essa que recebe para esta prova um reforço de peso, com a presença de João Fonseca.

O piloto local, campeão em 2015, faz aqui um regresso esporádico para disputar a rampa “da sua terra” ao volante de um BRC. Joaquim Rino e Nuno Guimarães, igualmente em BRC, completam a lista de pilotos desta categoria.

Uma das mais animadas desde o início do campeonato, a Categoria 2 será também uma das mais interessantes de seguir na Covilhã. António Nogueira e o Porsche 911 GT2 venceram as duas rampas anteriores e vão certamente querer manter esta senda vitoriosa. A forte oposição será encabeçada por José Correia em Nissan GT-R GT3, assim como por Gonçalo Manahu e Edgar Reis em Porsche 997 GT3.

Daniela Marques (Subaru Impreza STi), Pedro Saraiva (Mitsubishi Lancer Evo. IX), João Guimarães (Peugeot 206 RC) e Jorge Gonçalves (Fiat Punto), estão também inscritos na Categoria 2.

Com um bonito Ford Fiesta R5, Manuel Correia dominou na Falperra e chega por isso à Serra da Estrela como um dos principais favoritos ao triunfo na Categoria 3. Também presente está José Pedro Gomes, que tem vindo a assumir-se como um dos crónicos candidatos aos lugares cimeiros com o seu Ford Escort WRC, a exemplo do que acontece com Luis Silva (BMW M3) e Manuel Correia em Mitsubishi Lancer EVO VI. Também inscritos estão Sérgio Nogueira em Citroen Saxo e Pedro Cerqueira em BMW E30.

Outra das categorias mais competitivas do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline, é a Categoria 4, onde Luis Nunes tem dominado com o seu SEAT Leon Cup Racer. Nunes conta por triunfos as duas provas disputadas, numa categoria onde Joaquim Teixeira em Renault Megane Trophy, assim como Paulo Silva e Ricardo Gomes em SEAT Leon Supercopa, têm uma palavra a dizer na luta pela vitória. José Cerqueira e Francisco Marrão (SEAT Leon Copa) e ainda João Vilas Boas (Renault Clio), animam também esta categoria.

Na Categoria 5, o favoritismo para esta prova recai em Carlos Oliveira e no seu Porsche 911 SC, que estiveram em grande plano na Rampa da Falperra. Parcídio Summavielle em Datsun 260Z e Mário Mesquita em Datsun 1600 SSS, tem também uma palavra a dizer na luta pelo pódio final.

Depois do domínio exercido na Rampa da Falperra, Hélder Silva em BMW 323i é o favorito ao triunfo na Categoria 6, onde vai ter a oposição de Fernando Salgueiro e Ricardo Loureiro em Ford Escort MKII, Martine Pereira em Lola T70 e ainda Flávio Sainhas e Victor Ramos, ambos em Ford Escort MKI.

Na Taça Nacional de Clássicos Montanha 1300, Cândido Monteiro e José Pedro Figueiredo, vão lutar pelo triunfo ao volante dos seus Datsun 1200.