Na prova mais especial do ano, Ricardo Gomes esteve em destaque na 40.ª Rampa Internacional da Falperra, levando o Mitsubishi Lancer Evo X da Macominho Sport ao 2.º lugar do Campeonato da Europa FIA de Montanha de Grupo N e a novo pódio nos Turismos 1 do Campeonato de Portugal de Montanha.
Num fim de semana que voltou a atrair centenas de milhares de pessoas ao emblemático traçado da Falperra, Ricardo Gomes brilhou ao mais alto nível na prova do Campeonato da Europa de Montanha, ao conseguir colocar o Lancer Evo X na luta pela vitória do Grupo N na competição FIA, apesar de ter um carro mais pesado e menos potente do que o Mitsubishi do piloto italiano que venceu esta categoria.
Após ter sido o mais rápido em duas das sessões de treinos no sábado, Ricardo Gomes mostrou que tinha andamento para discutir os primeiros lugares por entre um pelotão com vários pilotos que disputam a totalidade do calendário do Europeu. Nas subidas de prova, a diferença técnica para a concorrência ficou à vista mas Ricardo Gomes conseguiu, ainda assim, garantir um notável pódio na prova internacional e também o 2.º lugar nos Turismos 1 do CPM, a escassos 0,183s da vitória.
“É um momento muito especial na minha carreira. Conseguir um pódio no Europeu FIA na rampa da minha cidade, num evento com tanta história e com esta enorme moldura humana, é algo que nunca vou esquecer”, afirmou Ricardo Gomes, que tinha regressado à Montanha com uma vitória nos Turismos 1 na Rampa da Penha. “Sabemos que o nosso carro é cerca de 100 kg mais pesado e menos potente do que o carro do piloto italiano, mas estas são as regras do Campeonato e foi com estas armas que demos o nosso melhor ao longo de todo o fim de semana. O resultado final é muito positivo e além disso foi um evento onde maximizámos o retorno dos nossos patrocinadores, em particular da Acrescentar, a quem eu agradeço pelo apoio e por toda a interação que estabelecemos com o fantástico público da Falperra”, concluiu o piloto de Braga.
O Campeonato de Portugal de Montanha vai agora rumar a Santa Marta de Penaguião, para disputar a Rampa de Santa Marta, nos dias 15 e 16 de junho.