Joaquim Teixeira estreia-se ao volante de SEAT León Cup Racer na Rampa da Penha

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group arranca este fim de semana na Serra da Penha e Joaquim Teixeira vai competir pela primeira vez com o SEAT León Cup Racer Mk3. O campeão em título da categoria Turismos aponta a um resultado positivo numa prova com quase 50 inscritos e que promete muita animação.

Depois de no passado recente ter competido com um Porsche 997 GT4 e com um Renault Mégane Trophy V6, Joaquim Teixeira vai regressar em 2018 aos veículos de tração dianteira, estreando-se ao volante de um SEAT León Cup Racer Mk3. Em 2017, Joaquim Teixeira levou o carro francês ao título nacional da categoria Turismos, apostando agora em voltar a discutir os primeiros lugares numa (concorrida) categoria que deverá incluir diversos tipos de viaturas.

“O SEAT é um carro de motor turbo e tração dianteira, o que torna a pilotagem naturalmente diferente da do Mégane Trophy”, referiu o piloto transmontano. “Este ano o campeonato tem um regulamento diferente e nos Turismos existirá um leque muito variado de viaturas, incluindo os R5 vindos dos ralis, os TCR com caixa sequencial e os carros sem homologação. O meu SEAT tem uma transmissão DSG, e não sequencial, mas penso que existirá equilíbrio com os verdadeiros TCR, que têm uma altura mínima ao solo e um peso superiores. O meu grande objetivo é lutar pela vitória na Divisão 3 (carros ex-troféu) e pelo pódio absoluto dos Turimos. Não será fácil, não só pela quantidade e qualidade dos carros e pilotos que estarão na Penha e por outros que vão aparecer a partir da Falperra, mas também porque há a previsão de chuva para o fim de semana e isso poderá beneficiar os carros de quatro rodas motrizes.”

Sendo um dos pilotos mais experientes e respeitados do panorama da Montanha, Joaquim Teixeira fez questão de agradecer “aos patrocinadores que acreditaram no nosso projeto, nomeadamente a Bompiso, a Câmara Municipal de Boticas e o Intermarché. Vamos tentar potenciar o retorno de todos num campeonato que, acredito, tem condições para ser um dos melhores da Europa.

A tradicional Rampa da Penha começa no próximo sábado (7 de março), com a primeira subida de warm up marcada para as 14h30. No domingo, os concorrentes entram em ação a partir das 10h00.