“Uma prova difícil”

Gonçalo Manahu prepara-se para subir a Senhora da Graça, sétima prova do Campeonato Nacional de Montanha.

O piloto do Porsche 997 GT3 está na luta pelo título, mas tem consciência de que parte com “handicap” para a próxima prova: “O Porsche é um carro que me dá imenso prazer conduzir e que já deu muitas alegrias. Recordo, por exemplo, Vila Real, há dois meses, em que ganhei. No entanto tenho consciência de que na Senhora da Graça, com as saídas dos ganchos seguidas de zonas rápidas em que a potência faz diferença, parto com cavalos a menos para poder discutir de igual para igual.”

Apesar de tudo, em 2016 a situação era idêntica e Gonçalo Manahu venceu: “É verdade que sim e foi justamente nesta prova que acreditei que era possível ser campeão e fui. Por isso, apesar de ter consciência e que é uma prova difícil, também tenho consciência de que não impossível e por isso vou partir com o empenho e a descontracção de sempre.”

A rampa da Senhora da Graça é a penúltima prova do Campeonato de Montanha e por isso os resultados revestem-se de primordial importância, numa ponta final de época, em que qualquer ponto pode ser precioso.