João Fonseca domina “em casa”

A montanha mais alta de Portugal Continental brindou, este sábado, a “caravana” do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group com um sol pleno e um dia de calor, aquecendo ainda mais no desafiante asfalto da Rampa da Serra da Estrela.

A quarta prova da temporada, organizada sob a batuta do CAMI, contou com mais de três dezenas de participantes, distribuídos pelos dois campeonatos e pelas duas taças em competição.

A competir perante o seu público, João Fonseca cedo demonstrou a sua superioridade, sendo logo o mais rápido, em termos absolutos, na sessão inaugural de warm up e repetindo o feito nas duas sessões oficiais de treinos e na única subida oficial de prova integrada no programa de hoje, onde estabeleceu a marca de 2:51.571, à média horária de 109,94 Km/h.

Atrás de si, Helder Silva (Juno CN 09) e José Correia (Osella PA2000 Evo) integraram-se a um intenso duelo pela segunda posição, com o “patrão” da JC grou Racing Team a revelar uma habituação cada vez maior ao Oella e a sair vencedor deste duelo, terminando o dia em 2º lugar da classificação geral, a 6,3 segundos do líder e com uma vantagem de 2,2 sobre Hélder Silva, logo atrás, em terceiro.

Luís Nunes (Ford Fiesta R5+) foi o grande dominador entre os Turismos, neste primeiro dia de competição.

Rodando sempre perto dos protótipos, o piloto de Valpaços estabeleceu a bitola pela qual se está a reger a luta pelo triunfo nesta categoria, sendo ainda, obviamente, o comandante nas contas da Divisão 2.

Pedro Marques (Seat Leon Mk3) está na frente na Divisão 4, cabendo a Joaquim Teixeira (Seat Leon Eurocopa Mk3) o domínio na Divisão 3, o mesmo sucedendo com Ricardo Gomes nas contas da Divisão 1. Novidade é o facto do piloto de Braga ter comparecido na Serra da Estrela ao volante de um competitivo Citroen DS3 R5 e não do habitual Mitsubishi EVO X.

Quanto ao Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group, Carlos Oliveira e o potente Ford Sierra Cosworth terminam o primeiro dia na frente, quer da geral, quer da Divisão 5.

Quem mais oposição lhe deu foi Aníbal Rolo (Renault 5 Turbo). O consagrado piloto regressou esporadicamente às lides da Montanha e está a realizar uma excelente rampa, sendo segundo a apenas 7 décimas de segundo de Carlos Oliveira.

Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII) alcançou o 3º melhor registo na subida de prova, a 1,1 segundos de Oliveira, sendo o melhor da Divisão 6. As curtas diferenças entre este trio antecipam uma grande batalha nas subidas de domingo.

Na TPM1300, melhor tempo para Francisco Milheiro (Peugeot 106), enquanto Daniel Rolo (Datsun 1200) lidera entre os clássicos com motores até 1300.

As subidas de domingo terá início às 10.30 da manhã, com mais um warm up. Seguir-se-á a derradeira sessão de treinos, antes das duas subidas finais de prova.