Domínio Latino na Rampa da Falperra | João Fonseca o melhor português

O italiano Christian Merli e o espanhol César Rodriguez brilharam perante uma enchente na Rampa da Falperra. João Fonseca triunfou nas contas do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. Milhares de espetadores cumpriram a habitual romaria até ao Sameiro e assistiram a uma magnífica jornada de montanha.

A 40ª Edição da MEO Rampa Internacional da Falperra voltou a transformar-se numa festa popular, registando, uma vez mais, números verdadeiramente impressionantes de espetadores que, quer sábado, quer domingo, e sem receio da muita canícula, assentaram arraiais rampa acima, não perdendo pitada de um evento marcado por muita competição e emoção máxima.

Na luta pela vitória absoluta na prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, veio da Galiza um autêntico “foguete” para triunfar num “mano-a-mano” em que “armas” utilizadas foram dois protótipos Silver Car EF 10. De seu nome, César Rodriguez, piloto de Pontevedra, assinou uma bela vitória na Falperra, após um duelo sem tréguas com João Fonseca, que esteve sempre a “morder os calcanhares” do galego.

João Fonseca sai da Falperra ainda mais líder das contas absolutas e na Categoria Protótipos. Esteve sempre na luta pela vitória mas, um despiste na sessão de treinos da manhã de domingo, provocou estragos no seu protótipo e condicionou fortemente a sua prestação nas duas subidas de prova finais. Como Rodriguez não está inscrito no CMP JC Group, o piloto da Covilhã juntou ao seu bornal os pontos totais para os campeonatos que lidera.

Na categoria GT, foi o bracarense Patrick Cunha a dominar, aos comandos de um Mercedes AMG GT.

As 4 Divisões de Turismo foram alvo de domínios individuais ao longo de todo o fim-de-semana: José Rodrigues (Honda Civic Type R), foi sempre o mais forte na Divisão 4, enquanto Joaquim Teixeira (SEAT Leon Eurocup), liberto dos problemas que o condicionaram na Penha, exercia idêntico domínio na Divisão 3, sendo de realçar aqui o segundo lugar de Gabriela Correia (SEAT Leon MK3), que se despediu dos seus 16 anos de idade com mais uma excelente exibição. Na Divisão 2, Luís Nunes (Ford Fiest R5+) levou de vencida o duelo com Hugo Araújo (Subaru Impreza) e foi um justo vencedor. Alberto Pereira levou o seu Mitsubishi Lancer EVO VII à vitória na Divisão 1, sendo o mais rápido nas duas subidas que fez.

Imperial. Esta é a melhor forma de definir a “performance” de Rui Costa e do seu potente Ford Escort RS 1600. Venceu e convenceu na luta pela geral do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group, terminando com mais de 22 segundos de vantagem sobre o concorrente mais direto, Jorge Loures (Lotus Elan 26 R). Magnífica exibição de Carlos Oliveira. Cada vez mais adaptado ao Ford Sierra RS, alcançou a terceira posição da geral, amealhando pontos essenciais na luta pelo título nacional. Ricardo Loureiro, vencedor da primeira prova na Penha, foi quarto e mantém o comando do campeonato.

Na Taça de Portugal foi Rui Amorim e o seu Citroen AX Sport a levar a melhor, na frente do FIAT Punto de João Santos e do Peugeot 106 XSI de Rafael Pereira, segundo e terceiro, respectivamente.

Nos clássicos 1300cc, apenas um participante. João Peixoto (MINI COOPER S) foi, mesmo sem oposição, sempre e muito rápido e acabou mesmo por ser o mais rápido entre todos os concorrentes com motorizações até esta cilindrada.

1:46.944s! Esta passa a ser a nova marca recorde para “voar” no traçado da Falperra. O já recordista da rampa, Christian Merli, juntou assim uma justa vitória nesta 4ª MEO Rampa Internacional da Falperra, ao elevar a fasquia no que respeita ao recorde da subida mais rápida, que já lhe pertencia. O tempo agora registado corresponde a uma média de 175,04 Km/h, atestando a capacidade técnica destes bólides e o talento do piloto para fazer uma subida a rondar a perfeição.

Merli foi sempre o mais forte, ao longo de todo o fim-de semana, e é cada vez mais candidato a revalidar o título europeu. José Silvino Pires assinou a melhor exibição nacional no Europeu, ao ser terceiro classificado nas contas da Categoria I. Sempre muito eficaz aos comandos do Porsche 997 GT3, Silvino Pires juntou esse resultado ao segundo lugar na Categoria GT, isto nas contas do CPM JC Group.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group vai rumar agora ao Douro Vinhateiro.

A 15 e 16 de Junho, o belo traçado da Rampa de Santa Marta, leva-nos até terras de Penaguião, sendo o Clube Automóvel da Régua, uma vez mais, o anfitrião da prova.