Rui Ramalho vence Rampa Serra da Estrela

Apesar de não rematar a prova como desejava, já que não evitou uma ligeira saída de pista na última subida oficial, Rui Ramalho chamou a si a vitória na Rampa Serra da Estrela, confirmando o favoritismo que lhe era atribuído. O protótipo do campeão nacional acabou por ir à valeta, mas os estragos no Osella acabaram por registar-se ao nível do fundo do protótipo. “O carro simplesmente fugiu logo a seguir ao gancho. Não pude fazer mais nada”, explicou o piloto do Porto.

Face ao sucedido Joaquim Rino foi o mais rápido nesta derradeira subida de prova do evento do CAMI Motorsport. O piloto do BRC efetuou o percurso em 3m02,798s, baixando em mais de um segundo a marca efetuada na subida anterior, ainda que tenha utilizado os pneus usados anteriormente. A diferença para o segundo mais rápido, José Correia, foi de 2,380s, ainda que para o piloto do Nissan GT-R GT3 o importante tenha sido “ir sempre a melhorar os tempos a cada subida”.

Manuel Correia também cumpriu o objetivo de vencer os Turismo. “Essa era a ideia, e foi concretizada em pleno. O carro não deu problemas e isso também foi importante”, referiu o piloto do Ford Fiesta R5+, que para além de ser o mais rápido nesta terceira subida de prova foi o melhor da categoria 2. Logo atrás situou-se Luís Silva, que procurou tirar o melhor partido do Citroën DS3 R5, mesmo que não dispusesse de pneus novos. “Fiz o que podia com o que tinha”, referiu. O top cinco foi completado por Luís Nunes, que no Audi RS3 LMS melhou a sua marca anterior em quase um segundo e foi o mais rápido da categoria 4.

Hugo Araújo piorou a marca da subida anterior e assim acabou apenas com o sexto registo, sendo o terceiro da categoria 2 aos comandos do sempre espetacular Subaru Impreza. Joaquim Teixeira ficou logo a seguir no Seat Leon Supercopa com que dominou a categoria 3, melhorando também o seu tempo relativamente à segunda subida de prova. Na categoria 4 o melhor foi Pedro Marques, no Seat Leon TCR, que também foi o segundo mais rápido na categoria 4, com o covilhanense Pedro Coelho Saraiva a obter o nono registo e o melhor da categoria 1. José Pedro Gomes fechou o top dez desta subida, sendo o melhor da categoria 5, ainda que piorando a sua marca relativamente à subida anterior.