Ricardo Gomes regressa ao Campeonato de Portugal de Montanha com Mitsubishi Lancer Evo X

Depois de nos últimos anos ter competido no TCR Ibérico e nos Clássicos, Ricardo Gomes está de regresso ao Campeonato de Portugal de Montanha e estreia-se ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo X. Piloto bracarense aponta a popularidade da Montanha como um dos motivos deste regresso.

Ricardo Gomes apresentou este sábado, em Braga, o seu projeto para o Campeonato de Portugal de Montanha 2019, uma época que marca a estreia do piloto minhoto ao volante de um carro de tração integral, um Mitsubishi Lancer Evo X, preparado e assistido pela estrutura da Macominho Sport.

É um regresso de saudar às rampas nacionais, já que nos últimos dois anos Ricardo Gomes dedicou-se aos circuitos em Portugal e Espanha, em 2017 no campeonato TCR Ibérico e, na época passada, no Classic Super Stock e no Historic Endurance.

“Gostei muito do desafio de correr na Velocidade com carros tão diferentes como um TCR ou um Ford Escort clássico”, começou por referir Ricardo Gomes. “Contudo, confesso que sentia falta do contacto com o público que caracteriza as provas de Montanha, um campeonato que tem cada vez mais adeptos em Portugal e visibilidade mediática. Montámos este projeto com o apoio da Acrescentar e tenho de agradecer a confiança e a visão do José Pedro Ferreira e da Sara Ferreira, que reconheceram o potencial de retorno do campeonato de Montanha.”

Quanto ao Mitsubishi Lancer Evo X, que estará integrado na Categoria Turismos – Divisão 1, Ricardo Gomes acredita que foi a escolha acertada para este regresso às rampas. “Fiz toda a minha carreira com carros de tração dianteira e tração traseira, por isso o Mitsubishi é uma novidade absoluta para mim. Pelos testes que já fizemos, parece-me um carro muito competitivo nesta categoria, com um chassis muito equilibrado e que transmite confiança ao piloto. O facto de ter quatro rodas motrizes poderá ser vantajoso em algumas circunstâncias, mas só na Rampa da Penha vamos perceber onde nos situamos face à concorrência”, afirmou o piloto bracarense.

Primeira das oito provas que compõem o Campeonato de Portugal de Montanha, a Rampa da Penha disputa-se já no próximo fim de semana (6 e 7 de abril), atraindo normalmente milhares de espectadores ao traçado em Guimarães.